Excelência a serviço da vida
Ligue: (27) 2233-0190
14 nov 2016 | Por: Mayara Walger

Campanha do Dia Mundial do Diabetes

O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Existem 4 tipos de diabetes que podem ser  diagnosticada:

  • Tipo 1: é uma doença auto imune, geralmente diagnosticada na infância;
  • Tipo 2: é causada por atores genéricos ou maus hábitos de vida;
  • Gestacional: a diabetes gestacional surge durante a gravidez e pode ser diagnosticada com 22 duas semanas e os sintomas são semelhantes aos da diabetes tipo 2;
  • Diabetes insipidus ou  insípida: que é causada por danos no eixo hipotálamo-hipófise, é um tipo mais raro que se assemelha à diabetes mellitus, porém não provoca alteração na quantidade de açúcar no sangue.

 

Saiba Mais, http://www.minhavida.com.br/saude/temas/diabetes

Compartilhe Este Post